Brasinha 35 Anos
  • (51) 3341.4235
  • (51) 98906.7671
  • ligamos para você

Notícias

Como escolher um pneu novo para seu carro

padangu-zenklinimas-61016409

Parece simples, mas não é: optar pelo pneu certo pode fazer você economizar e rodar de forma mais segura.

Cuidados na hora de comprar seu pneu
Comprar um pneu parece uma tarefa simples e fácil, mas não é. Escolher o produto certo requer atenção e algum conhecimento para fazer um bom negócio. E é isso que o Blogauto mostra neste especial. A seguir você vai entender como ler as informações de um pneu, ver como é importante saber se ele é adequado ao seu carro, e também descobrir se é possível mudar de tamanho sem comprometer a segurança e o desempenho do seu carro. Confira:

Lendo um pneu
Afinal, o que significam os vários números e letras que constam da lateral de um pneu? Os dados são uma espécie de RG do produto, traduzindo suas medidas e destinação. Com eles, é possível saber o que esperar do comportamento desses pneus.

Entenda o significado do pneu
A lateral de um pneu inclui uma variedade de informações importantes. Os números e letras identificam as dimensões e padrões de desempenho que permitem que você compare os pneus mais precisão e eficiência.

1. Largura: A largura indica o ponto mais largo de um pneu. Pneus com um “P” são para uso de automóveis de passageiros. Algumas picapes e utilitários esportivos são equipados com equipamentos originais. Pneus com um “LT” são usados em picapes ou SUV.
2. Altura da banda/proporção: A proporção é a relação dimensional da altura para a largura. Quanto menor a relação, menor a parede lateral e quanto maior a largura da lateral.
3. Radial: O “R” representa “radial”, indicando que o pneu tem construção radial.
4. Diâmetro/Aro do veículo: O diâmetro indica o tamanho da roda que deverá ser utilizada.
5. Índice de carga e símbolo de velocidade: O número de índice de símbolo de carga e velocidade de correspondência para a capacidade de transporte de carga máximo do pneu e a sua capacidade de velocidade máxima. O índice de carga é um número designado que corresponde com a capacidade de transporte de carga do pneu. Por exemplo, “96” indica uma capacidade de transporte de carga de 710 kg. O índice de carga para a maioria dos pneus de automóveis varia 75-100.

Tabela Índice de Carga
Classificações de velocidade são determinadas por métodos laboratoriais, que medem a durabilidade do pneu de alta velocidade sob condições de teste controladas. Esses procedimentos de ensaio não levam em conta baixa pressão, danos nos pneus, características do veículo ou condições da estrada que pode levar a falha do pneu súbita ou perda de controle do veículo em velocidades muito mais baixas do que o indicado pela classificação de velocidade do pneu. Ao substituir os pneus do seu veículo, você deve usar pneus de substituição com uma classificação de velocidade igual ou maior do que a dos pneus de equipamentos originais.

Como mudar o tamanho do pneu
Mas e se você quer mudar o tamanho do pneu do seu carro? É possível, mas não com qualquer medida. Existe uma ‘janela’ em que é seguro alterar o tipo de pneu sem perder desempenho e comprometer a segurança. Veja como a seguir e use nossa calculadora para saber quais são as opções possíveis.

Em termos simples, quando você aumentar o tamanho de seus pneus e/ou nas rodas em relação ao tamanho original colocado no veículo, deve-se manter o tamanho total externo, colocando pneus com laterais mais baixas para compensar a maior largura como pode ser visto na imagem.

É chamado de “Plus 0″ quando a roda continua com o mesmo diâmetro e é aumentada a largura . Se o tamanho da roda é aumentada por uma polegada passa a ser”Plus 1”, por duas polegagas, “Plus 2”, e assim por diante.

Aumentar a largura de um pneu e / ou adicionar polegadas para o diâmetro da roda para pneus mais largos, baixos da relação de aspecto pode aumentar as capacidades de desempenho do seu carro.

Fonte: Blogauto

Dúvidas? Entre em contato conosco: (51) 3341-4235