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Como limpar o ar condicionado do seu carro?

A palavra correta é higienização do ar condicionado. Muitos podem achar uma coisa fútil, mais uma invenção para tomar dinheiro do motorista desavisado. Mas com o passar do tempo, até um filtro este acessório ganhou das montadoras. Por que será?

Um filtro, primariamente, segura (em até 95%) sujeiras grandes ou pequenas, e isso inclui bactérias e outros agentes patogênicos que podem causar rinites e outras alergias respiratórias. Tal peça é feita de papel, mais fino do que o papel de um coador de café e são chamados de filtros de cabine, ou de filtro anti-pólen, como o da figura abaixo. Existem vários tamanhos e formas, dependendo do modelo de carro. Mas basicamente evitam a entrada de doenças para a cabine do automóvel.

O mais difícil para se higienizar o ar condicionado do seu carro é a troca do filtro que, na maioria das vezes, fica localizado em lugares esquisitos, de difícil acesso. Mas com um pouco de paciência e cuidado, qualquer um pode trocar e higienizar o sistema.

Normalmente a localização do filtro de cabine do seu automóvel é indicado na caixa do próprio filtro. Então, leia com atenção as instruções descritas nessa caixa. Alguns ficam realmente dentro da cabine, embaixo do painel (a esquerda ou a direita) em receptáculos bem evidentes. Outros ficam atrás do porta-luvas. Mas outros foram instalados dentro do compartimento do motor, o que facilita a troca do filtro. Na maioria das vezes você precisará de uma chave estrela (tipo Philips) ou uma chave de fenda para abrir o receptáculo. Mas alguns são presos apenas por grampos ou pressão.

Somente a troca do filtro já é uma boa limpeza. Mas existem no mercado alguns produtos em spray que podem ser aplicados no veículo. Um tem forma e nome de granada, com um pino de disparo que não se solta. Nesse caso se usa todo o produto. Ligue o carro e acione o ar-condicionado. Posicione a granada no console em segurança e acione o pino do spray. Feche as portas e espere o produto acabar. OBS: Apenas encoste uma das portas para evitar travamento das outras.

Já o outro spray vem com uma mangueira e não trava seu pino, permitindo o uso da quantidade que quisermos. Assim você também poderá higienizar os dutos e jogar um pouco do produto no filtro, antes de instalá-lo. Quanto aos aromas, são muitos os existentes no mercado. Existe até sem cheiro.

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Fonte: Mãos ao Auto