Brasinha 35 Anos
  • (51) 3341.4235
  • (51) 98906.7671
  • ligamos para você

Notícias

Conheça os principais filtros do seu carro

filtros

Somente a água do radiador do seu carro não tem um filtro protetor. Mas outros componentes importantes do motor tem filtros temporários, ou seja: que precisam ser trocados em uma revisão. A maioria deles pode comprometer o desempenho ou até causa grande danos, se não houver a tal manutenção periódica.

Normalmente partículas ou resíduos são encontrados em um líquido, seja por ser parte da composição dele – por falta de tecnologia apropriada para eliminar na fabricação – ou mesmo a má qualidade do produto. O ar, por exemplo, é poluído com muitos resíduos e até bactérias e vírus.

Os danos podem ser muitos, até para nossa saúde. Veja abaixo uma lista de filtros que existem no seu carro, suas funções básicas, e possíveis consequência do mau funcionamento deles. A troca deles,o tempo de troca, deve seguir rigorosamente as intrusões do manual do carro, ou das orientações encontradas nos sites oficiais das montadoras. Já se foi o tempo que se fazia uma inspeção “visual” ou por intuição do mecânico.

Filtro de óleo. Ele é o responsável por filtrar o óleo que lubrifica o motor do carro. É o principal filtro que deve estar sempre com a manutenção em dia. Normalmente a troca é feita toda vez que se troca o óleo do motor, por motivos óbvios, onde tudo vai ficar novo. Seu mau funcionamento ou instalação pode causar vazamentos, e até danos irreversíveis no motor.

Filtro de ar. Esse filtro está mais relacionado ao combustível do seu carro. Ele filtra as partículas mais grossas que o motor aspira e usa para fazer a mistura do combustível. A central de injeção eletrônica também usa informações desse ar para equilibrar a mistura. Não trocar dentro do prazo pode aumentar muito o consumo de combustível e com o tempo também pode causar danos no motor. Partículas misturadas ao ar podem ir para dentro do motor.

Filtro de combustível. Podem ser vários, dependendo do modelo do carro. Alguns carburados possuem filtros e pré-filtros, principalmente os chamados “eletrônicos” que antecederam a injeção eletrônica. Obviamente tem a função de filtrar o combustível que vem do tanque para que ele chegue o mais limpo possível no motor. Quase sempre o principal deles fica instalado na saída de combustível do tanque, ligado em linha com a bomba de combustível. Simples esquecer dele, da sua troca, pode simplesmente – também – queimar a bomba de combustível. Inclusive toda vez que se troca a bomba, seja lá qual for o motivo, o filtro deve ser trocado.

Filtro de cabine. O que é isso? Esse é o tal filtro que pode atingir a boa saúde do motorista e passageiros de um veículo. Ele o filtro do ar-condicionado. Quase todos os modelos – equipados com ar-condicionado – possuem esse filtro de cabine. Sua função é manter o ar o mais puro possível dentro da cabine. E acreditem: alguns filtros de cabine quando são trocados impressionam pela sujeira que retêm. Quase sempre sua troca é esquecida pelo dono do carro. O serviço é conhecido como higienização do ar-condicionado.

Fonte: Mãos ao Alto

Dúvidas? Entre em contato conosco: (51) 3341-4235