Brasinha 35 Anos
  • (51) 3341.4235
  • (51) 98906.7671
  • ligamos para você

Notícias

Fluido de freio: para que serve e quando trocar?

dinamicar-pneus-fluido-freio

Que o sistema de freios é um dos mais importantes de um veículo ninguém duvida. Afinal, é por meio da frenagem que se torna possível controlar a velocidade e garantir a segurança dos ocupantes.

Na hora da sua manutenção, pastilhas, tambores e discos costumam ser os componentes mais lembrados. No entanto, o fluido de freio também merece atenção por parte dos motoristas.

Pensando nisso, preparamos este post para mostrar a importância do fluido de freio para o bom funcionamento do sistema e mostrar quando ele dever ser trocado. Acompanhe!

Entenda a função do fluido de freio
Ele é um tipo de óleo utilizado em sistemas hidráulicos de frenagem. Ele tem a função principal de transferir para as pastilhas a pressão que é exercida sobre o pedal.

Para exercer esse papel, o fluido de freio deve possuir algumas características especiais. Uma delas é a baixa compressibilidade, que garante que o fluido não terá seu volume reduzido sob pressão. O alto ponto de ebulição também é fundamental, já que o líquido trabalha em altas temperaturas e essa característica garante que suas propriedades não serão afetadas pelo calor.

Outra função do fluido é lubrificar os componentes do sistema de freio, preservando a sua vida útil. Portanto, é importante verificar periodicamente o seu nível, que deve estar sempre entre as marcas indicadas no seu reservatório.

Conheça os problemas relacionados ao fluido
Um dos problemas mais comuns diz respeito ao acumulo de água no reservatório. Isso acontece devido à alta absorção da umidade e retenção de água características desse fluido. O ar que entra pela abertura do reservatório vai aos poucos se transformando em água, misturando-se à composição do fluido.

O excesso de água afeta a compressibilidade do fluido, comprometendo seriamente a frenagem do veículo em situações mais bruscas. Seu ponto de ebulição também é reduzido, fazendo com que o fluido evapore com mais facilidade, formando bolhas que podem obstruir as passagens do sistema de freios.

Se o nível do fluido de freio estiver abaixo do indicado, é provável que exista um vazamento em algum ponto do sistema. Nesse caso, a luz do freio de mão se acenderá no painel, indicando a necessidade de fazer essa verificação.

Saiba quando o fluido de freio deve ser trocado
A recomendação dos fabricantes é de que o fluido de freio deve ser trocado a cada 10 mil quilômetros rodados ou um ano de uso. No entanto, ao perceber alguns dos problemas que vimos acima, também é recomendado que o motorista realize a troca, já que as características desse componente podem estar comprometidas.

Na hora da troca, não deixe de consultar o manual do seu veículo para descobrir qual o tipo ideal de fluido a ser utilizado. Para garantir o funcionamento correto do sistema, você deve optar pelo tipo recomendado ou por um superior, mas nunca por um de qualidade inferior.

Ao perceber qualquer problema envolvendo o sistema de freios, procure por uma oficina de confiança o quanto antes. Lá, eles terão as ferramentas necessárias para realizar um diagnóstico completo, identificando se é o momento de fazer a troca do fluido.

Agora que você já sabe a importância do fluido de freio e quando ele deve ser trocado, que tal ficar por dentro de todas as nossas dicas que vão te ajudar a cuidar bem do seu carro? Acompanhe nosso blog!

Fonte: Minas France

Dúvidas? Entre em contato conosco: (51) 3341-4235