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Fumaça branca saindo da descarga do carro

fumaça branca

Então você começou a reparar uma fumaça branca saindo da descarga do carro? A cada dia ela aumenta mais? Um motorista atento fica preocupado com esse fato. Mas a maioria somente procura um profissional quando a fumaça é muita e passa a chamar a atenção de outros na rua. Pode não ser tão grave. Mas também pode ser um problema mais sério, onde o tempo é essencial para preservar outras partes do motor. Nesse caso temos envolvidos o óleo do motor e a lubrificação de peças internas.

O famoso “óleo queimando” significa de fato consumo de óleo do motor. O nível dele diminui dentro do motor comprometendo peças muito importantes e caras.

Na verdade essa fumaça parece ser totalmente branca, mas é meio azulada e pode ter outras explicações. Normalmente um mecânico recomenda a retífica do motor, algo sério e bem custoso. Por isso uma avaliação com profissional de confiança é essencial. Existem alguns procedimentos, durante uma avaliação, que podem descobrir outras causas mas fáceis de resolver. Seria alguns poucos reais em vez de milhares, uma opção obviamente bem melhor.

Você sabia que a falta de manutenção básica pode fundir um motor? Uma retífica pode chegar a mais de 2 mil reais, dependendo do modelo do carro…

Uma dica é reparar a fumaça que sai do seu carro. Muitas vezes é vapor de água, principalmente se você usa mais o álcool como combustível. Mas mesmo no caso de uso de gasolina, o vapor acontece. Afinal ela contém 27% de álcool na sua composição. Se não conseguir identificar esse vapor, um mecânico de confiança pode confirmar. Outra possibilidade de defeito que pode causar fumaça branca saindo da descarga do carro é o antichama entupido. Trata-se de uma válvula externa (na maioria dos carros) de fácil acesso. Sua função é filtrar o vapor do óleo aquecido pelo motor. Esse vapor serve para aumentar a temperatura do ar que é puxado pelo motor. Fica fácil de imaginar o local dessa válvula.

antichamas

Esse vapores podem entupir a válvula, ou o filtro que existe por ali. Isso pode fazer sair fumaça branca na descarga do carro, mas não é defeito dentro do motor. O conserto é simples. Ou troca-se a válvula, ou faz uma limpeza nela. Em alguns carros mais antigos é apenas uma mola espiral dentro de uma mangueira que sai da tampa de válvulas do carro. Mas em alguns modelos ele fica dentro da tampa de válvulas e ela deve ser retirada para reparo. Nesse caso é um pouco mais caro. Mesmo assim são serviços bem mais baratos do que uma retífica de motor. Muitas vezes o mecânico sequer verifica esse itens e o resultado é fumaça branca na descarga do carro, mesmo depois de retificar o motor inteiro. Vale conferir.

Quase sempre um carro que solta fumaça precisa de retífica, principalmente os mais rodados e antigos. Mas é preciso confirmar essa necessidade. Muitos usam óleo mais grosso (o famoso mel). Mas isso é paliativo, servindo apenas para adiar o serviço de retífica.


Fonte: Mãos Ao Auto