Brasinha 35 Anos
  • (51) 3341.4235
  • (51) 98906.7671
  • ligamos para você

Notícias

Geometria e Balanceamento

 Aqui nós realizamos Geometria e Balanceamento, mas você sabe como funciona?

Primeiramente é bom saber que a geometria é na verdade uma forma de buscar o equilíbrio do carro quando está em movimento. Quando você começa a notar que o veículo está puxando para um dos lados ou que há um desgaste maior em um dos pneus é sinal de que algo não vai bem.

Quando realizada a Geometria, são medidos e ajustados os ângulos (Cambagem, Caster e Convergência/Divergência) que as rodas fazem em relação ao solo e ao centro do veículo equilibrando todas as forças atuantes. A devida manutenção aumenta a vida útil do pneu por evitar desgastes desnecessários além de proporcionar mais segurança aos motoristas devido a estabilidade do veículo.

O Balanceamento pode ser realizado de forma estática, em que pneus e rodas estão parados, ou de forma dinâmica, quando ambos estão em rotação. Na segunda modalidade é possível corrigir falhas que no modo estático não é possível identificar, dessa forma quando o equilíbrio dinâmico é alcançado, não é necessário realizar o balanceamento estático separadamente.
Independente da forma que o balanceamento for realizado os benefícios serão os mesmos.

O ideal é que a cada 10 mil km rodados seja feita essa manutenção, porém, sempre que alguma situação relacionada a pneus/rodas seja feita, como rodizio, substituições ou for observado qualquer situação atípica, o veículo dever passar pela Geometria e Balanceamento antes mesmo do prazo previsto pra que a segurança não seja comprometida.

 

 

Fonte: Bridgestone

Dúvidas? Entre em contato conosco: (51) 3341-4235