Brasinha 35 Anos
  • (51) 3341.4235
  • (51) 98906.7671
  • ligamos para você

Notícias

Troca de óleo: fique de olho!

O ideal é sempre verificar o nível de óleo do motor a cada abastecimento. O procedimento deve ser feito com o carro parado há mais de cinco minutos em um terreno plano para que não aconteça um erro de leitura. Geralmente, em condições de rodagem ideal, a troca é aconselhada a cada 10 mil a 15 mil quilômetros (ou um ano). Esse prazo pode cair para 5 mil ou 7 mil quilômetros (ou seis meses) quando o carro é submetido a condições adversas, como no trânsito caótico das grandes cidades, superfícies irregulares e altas temperaturas.

Para saber quando dever ser realizada a troca de óleo, o próprio carro dá alguns sinais comuns.

Nível baixo de óleo

Isto ocorre muitas das vezes em carros mais velhos, com alta quilometragem, pois a maioria dos carros queimam pequenas quantidades de óleo por meio da operação do motor. Quando o nível fica baixo, significa que o óleo ficou em operação no motor durante muito tempo, sendo assim é extremamente necessário trocar o óleo do carro.

Óleo sujo

Quanto mais o óleo é utilizado mais ele vai se degradando, ficando com uma cor mais escura, chegando até uma coloração negra. Quando o óleo está novo apresenta uma coloração clara, cor de mel. Na verificação do óleo, se for observada a coloração escura, é sinal de que está na hora de trocá-lo.

Quilometragem

O óleo sujo provoca um desgaste maior do motor, assim diminuindo o prazo de vida do mesmo. Por isso, quanto mais a quilometragem aumenta mais certa de que a troca de óleo se aproxima.

Luz indicativa de óleo

Muitos carros, em especial os modelos mais novos, possuem essa opção de uma luz de alerta de óleo, que fica acesa quando é necessário trocar o óleo por nível baixo ou sujeira.

Luz para checagem do motor

Quando os níveis de óleo estão baixos ou saturados, é comum a luz de verificação do motor ligar, pois a condição do óleo afeta diretamente no desempenho do motor. Então, fique de olho e leve ao seu mecânico de confiança.

Fique de olho na checagem e garanta mais segurança para você e sua família. Agende sua revisão conosco (51)3341-4235, será um prazer atendê-lo por aqui!