Brasinha 35 Anos
  • (51) 3341.4235
  • (51) 98906.7671
  • ligamos para você

Notícias

Você sabia que o ar-condicionado do carro pode causar sono?

Parece piada, mas acredite, o ar-condicionado pode causar sono, e o pior: estamos nos referindo ao ar condicionado pelo seu carro. Existe o risco de causar sono ao ligarmos partes do sistema que aciona o ar-condicionado. E não será um sono imediato, mas da maneira mais perigosa quando se dirige: devagar. Aos poucos o sono vai derrubando o motorista e um grave acidente pode acontecer.

O problema é a produção de dióxido de carbono que pode acontecer em qualquer ambiente fechado. E é esse o ambiente dentro de um carro, cheio de pessoas, vidros fechados, e a recirculação do ar-condicionado ligada. Tanto o ar-condicionado produz uma pequena quantidade de CO2, como as pessoas dentro deste carro liberam CO2 ao respirar, sendo esta a parcela maior de dióxido de carbono liberado dentro de um ambiente assim. Tudo circulando dentro do carro. Esta condição pode causar cansaço, sono excessivo e acidentes.

O mais incrível desta situação é que o manual do seu carro pode avisar sobre este perigo. Alguns chegam a afirmar que o ar recirculando pode causar sono. Outros apenas alertam que usar o ar-condicionado por períodos longos e com muitas pessoas no carro, pode causar mal a saúde.

Mas se o risco existe, o que fazer?

Ar-condicionado de carro também exige manutenção, como a higienização dos seus dutos e a troca periódica do seu filtro de cabine. Esta seria uma primeira medida a ser tomada. Mas o principal é criar o hábito de desligar o ar por alguns minutos e abrir as janelas do carro para arejar o interior. Isto principalmente em viagens longas. Dirigir em trânsito intenso, medo pela falta de segurança, também são momentos que usamos o ar-condicionado por mais tempo. Então, lembremos que usar ou apertar o botão do carrinho, pode causar sono nos ocupantes de um carro.

Dúvidas? Entre em contato conosco: (51) 3341-4235

Fonte: Mãos ao Auto